Contagem de carboidrato: para quê e para quem

Por Paula Costa

Uma boa qualidade de vida depende de uma alimentação saudável. Não existe um único alimento que seja capaz de oferecer as quantidades adequadas de todos os nutrientes, portanto devemos consumir todos os grupos de alimentos de acordo com as necessidades individuais, levando em consideração a idade, o peso, a altura e a prática de atividade física.

A Contagem de Carboidratos é baseada na proposta da alimentação saudável, na qual devem ser utilizados todos os grupos de alimentos. O segredo está na relação entre a quantidade adequada do alimento e sua associação com o tratamento medicamentoso.

O QUE É A CONTAGEM DE CARBOIDRATOS?

É uma estratégia nutricional que oferece à pessoa com diabetes maior flexibilidade em sua alimentação, de acordo com seu estilo de vida.

O carboidrato, embora saudável, é o nutriente que tem maior efeito sobre a glicemia pós prandial, 100% do que é ingerido transforma-se em glicose e mais rapidamente.

Se descobrirmos quais alimentos possuem carboidratos e qual a quantidade, podemos ajustar a dose da medicação para conseguir um melhor controle da glicemia.

A contagem de carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes e é especialmente útil para quem utiliza terapia com múltiplas doses de insulina ou sistema de infusão contínua de insulina. Para ser um bom candidato à contagem de carboidratos, é preciso ter disponibilidade e motivação para aprender e realizar automonitorização.

Para saber a quantidade de carboidratos presente em sua refeição ou lanche, você precisará consultar tabela ou aplicativo com composição dos alimentos ou os rótulos dos alimentos industrializados.

É preciso anotar a quantidade consumida de cada alimento para se calcular a quantidade total de carboidratos consumidos.

Por exemplo: Consumirei 04 colheres de sopa de arroz no almoço, olhei na tabela e verifiquei que cada colher de sopa de arroz, tem 5g de carboidratos, então multiplicarei pelo total que irei consumir ou seja: 4 x 5 = 20. Portanto, 04 colheres de sopa de arroz têm 20g de carboidratos.

Medir a glicemia antes e 2h após cada refeição é importante para verificar o efeito dos alimentos e da medicação sobre a sua taxa glicêmica.

QUAIS ALIMENTOS TÊM CARBOIDRATOS ?

Pães / Biscoitos / Arroz / Massas / Batata / Grãos / Frutas / Sucos / Leite / Iogurtes / Açúcar / Mel / Alimentos que contém Açúcar

A quantidade de carboidratos consumidas em cada refeição, é individual e deverá ser adequada à sua necessidade calórica e ao seu controle glicêmico.

Consulte um nutricionista para mais informações!

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