Baixa Estatura – o que é importante saber

Por Dra. Daniele Fabbri

Existem muitos fatores importantes para o crescimento da criança e do adolescente!!! Dentre eles, existem os genéticos, nutricionais, sociais e hormonais! Dessa forma, são inúmeras as causas que cursam com baixa estatura, como síndromes genéticas, doenças crônicas, alterações hormonais e existe a baixa estatura idiopática, para a qual não encontramos nenhuma causa definida para a deficiência do crescimento!

A investigação é feita através de um exame físico bem feito, onde procuramos por alterações ou características sugestivas de algumas síndromes genéticas, avaliação de peso e estatura, avaliação do desenvolvimento puberal, dados de nascimento (como idade gestacional, peso e comprimento ao nascimento), estatura dos pais e cálculo de estatura alvo baseado no perfil genético e, por último, partimos para exames, sendo a idade óssea de extrema importância e exames laboratoriais que podem sugerir alguma doença ou alguma deficiência hormonal!!

Portanto, se os pais ou o pediatra notarem que algo não está indo bem no crescimento da criança, é melhor procurar um endocrinologista pediátrico que saberá fazer essa avaliação e tratamento se for necessário!!