Dieta cetogênica provoca cetoacidose?

Dra. Suzana Vieira

O pH significa “potência de hidrogênio”. A quantidade de íons de hidrogênio (H+) em uma solução define o pH. O pH normal do sangue é neutro, variando de 7,35 a 7,45, quando as reações orgânicas acontecem de forma otimizada.

Variações extremas no pH podem ser letais, por isso há diversos mecanismos que garantem o equilíbrio entre ácidos e bases ou equilíbrio ácido-básico (FIg 1).

Slide1 Fig 1. Variações do pH no sangue. Valores abaixo de 6,8 (acidose) e acima de 8,0 (alcalose) são incompatíveis com a vida

Um ácido é uma molécula capaz de doar íons de hidrogênio (próton) e uma base é uma molécula capaz de receber prótons. Os corpos cetônicos são compostos ácidos e têm o potencial de diminuir o pH do sangue.

Como exemplos de acidose no sangue por aumento de corpos cetônicos (Fig 2) temos cetoacidose diabética, que é considerado uma emergência médica.

corpos cetonicos Fig 2…

Ver o post original 470 mais palavras

2 comentários em “Dieta cetogênica provoca cetoacidose?

  1. Fiz dieta cetogênica por 25 dias e no 26° dia fui para UTI, tive cetoacidose. Não sou diabética, cheguei na emergência com 54 de glicose. Os médicos que me atenderam disseram ser raro. Será que o o fato de eu estar amamentando no momento da dieta foi que me levou ao quadro?

    Curtir

    1. Olá, Regiane! Olha, é bem raro mesmo. Geralmente a gente vê no diabetes muito por conta da falta de insulina. Pode ser que a amamentação tenha interferido, mas acho que seria interessante não fazer essa dieta enquanto está amamentando.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s